A RESTAURAÇÃO DOS RIOS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DAS INUNDAÇÕES

Rui Cortes • Jueves, 14 de Marzo de 2013

O Centro Ibérico de Restauração Fluvial CIREF, entidade ligada ao European Center for River Restoration (ECRR), por ocasião da celebração do Dia Internacional de Proteção dos  Rios, no 14 de março, apresentou sua campanha de divulgação intitulada: A RESTAURAÇÃO DOS RIOS COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DAS INUNDAÇÕES E COMO FONTE DE EMPREGO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÓMICO


Este programa será levado a cabo ao longo de dois anos, e constituem os seus principais objetivos:
1. Promover a conservação e restauro dos rios, como atividade geradora de emprego e benefícios sócio-económicos.
2. Promover a restauração dos rios como uma ferramenta para a gestão dos riscos e prejuízos causados por cheias.
3. Aumentar a conscencialização sobre a necessidade de conservar e restaurar os rios.
4. Valorizar o trabalho dos organismos públicos e privados envolvidos na restauração de rios.
5. Divulgar o CIREF em todos os níveis da sociedade, quer na Península Ibérica, quer a nível internacional, incentivando a colaboração com outras entidades com objetivos semelhantes.


Entre os principais elementos que integram a campanha mencionamos uma conferência anual em Portugal/ Espanha, a celebração de diferentes concursos anuais (poesia, contos, fotografia, cinema, etc.), distribuição de folhetos e materiais informativos e educativos (material didático destinado aos professores dos diferentes níveis de ensino), prémios envolvendo  entidades ou personalidades relevantes, etc.


O CIREF é uma organização sem fins lucrativos a qual, entre outras atividades, promove a restauração e a melhoria dos rios como um processo destinado, não só à recuperação desses espaços, de um ponto de vista ambiental, mas também social e económico. O CIREF desenvolve o seu trabalho organizando sessões técnicas ou viradas para a sensibilização do público em geral, preparação de boletins informativos, material educativo, documentos técnicos, cursos on-line para profissionais do setor de engenharia, ambiente, etc., que queiram orientar a sua atividade para o ordenamento fluvial ou de bacias hidrográficas. Este ano no seu programa de formação foi criado um curso especificamente destinado a profissionais do setor de jornalismo e comunicação, com vista a melhorar os seus conhecimentos e critérios em lidar com notícias relacionadas com os rios e sua importância socioeconómica e ambiental.


Em princípio, o CIREF assumirá o custo da campanha através de fundos próprios, provenientes de contribuições dos seus associados ou de atividades próprias (formação, conferências, etc.) embora possa procurar financiamento ou patrocínio para algumas das ações. A campanha foi apresentada anteriormente aos sócios tendo estes contribuído com um amplo leque de sugestões.

CENTRO IBÉRICO DE RESTAURACIÓN FLUVIAL
Departamento de Geografía y Ordenación del Territorio
C/ Pedro Cerbuna, s/n • Universidad de Zaragoza • 50009 Zaragoza
Correo electrónico:
Copyright 2020 © Centro Ibérico de Restauración Fluvial  •  CIF: G85631729
Desarrollo web: Sergiodelgado.net